RETORNANDO ÀS AULAS

As férias, proporcionaram relaxamento considerável e proporcionaram expressiva redução dos tiques, o que nitidamente refletiu no bom humor e disposição do meu filho.

Voltando para São Paulo, meu filho teve muito medo das turbulências no vôo, coisa que chamou minha atenção, pois é um medo que tem aumentado nas últimas viagens, sem motivos aparentes.
Tensão, o coração disparado, mãos frias, segurando com força na poltrona. Imediatamente lembrei de uma técnica valiosa de relaxamento que a psicóloga tem ensinado a ele e falei para ele fazer junto comigo. 
É simples e realmente funciona para acalmar, pois diminui quase de imediato a ansiedade e foi o que naquele momento, junto com a minha compreensão, discrição, e calma, fez com que ele segurasse a situação naquele momento, se acalmando.

Muitos devem conhecer, mas a TÉCNICA de RELAXAMENTO, consiste no seguinte:
. Inspire durante 6 segundos (contando os segundos nos dedos)
. Segure este ar durante 6 segundos (contando os segundos nos dedos)
. Expire devagar todo o ar, durante 6 segundos (contando os segundos nos dedos)
. Repita o ciclo por no mínimo 4 vezes, ou até o nível de ansiedade e tensão diminuir consideravelmente
....................................................

Como disse anteriormente, demos bastante autonomia durante as férias, o que contribuiu em que ele retornasse às aulas mais organizado.
Pela primeira vez, hoje ele está no 4o ano EFI, se preocupou em verificar se seu material estava completo, para voltar às aulas, pois caso não estivesse, a professora descontaria pontos, fiquei feliz, pois ele "se lembrou, foi atrás de um apontador, achou um, colocou no estojo", gente, parece coisa sem nenhuma importância, mas pela primeira vez, ele se lembrou e agiu sozinho com relação a este assunto, o que significa uma evolução de fato importante no seu desenvolvimento.
Quem passa por isso, vai me entender.
...........................................................

Retornando, marquei com a Maria Helena (psicóloga do meu filho) - ela tem se aprofundado nos estudos a respeito da ST - para pensarmos juntas em quais seriam os próximos passos.

Em casa: 
Devemos manter um ambiente suave, não permitindo que a ST predomine e sim colocando-a em seu devido lugar: um detalhe, uma característica existente, com a qual convivemos dando um jeitinho aqui outro ali.
Com regras, disciplina, mas bom senso, muito bom senso em não reprimir nem repreender à toa, manter atividades externas, esportivas e fazer exercicios de relaxamento juntos.

Na escola:
Nesta semana, conversei com a coordenadora do EFI, a qual já estava ciente do assunto através de uma reunião que eu e meu marido tivemos com a professora do meu filho esplanando sobre a doença.
Fui muito bem recebida e ouvida. 
Fiquei muito feliz pelo fato de a escola realmente ter levado o assunto em consideração e quando soube do fato da coordenação ter orientado aos professores que durante as férias assistissem ao filme "O PRIMEIRO DA CLASSE", o qual esclareceria bastante a respeito da SINDROME DE TOURETTE, além de indicar alguns conteúdos importantes para que se informassem e se integrassem na condução de todo o processo.

A Maria Helena solicitou uma reunião com os principais envolvidos da escola (principais professores que mantém o contato com meu filho), para com que possam trocar idéias, tirar dúvidas e conhecimentos, a respeito de como lidar com possiveis situações a serem enfrentadas, como os tiques fônicos por exemplo, que são os que mais podem interferir em sala de aula, como direcionar, conduzir o assunto e reações, da melhor forma possível com relação a eventuais reclamações por parte de outros alunos, bulling, como auxiliar um aluno com ST e/ou TDAH, e conduzi-lo a um melhor desempenho (claro, influenciando em melhora do cenario e aproveitamento escolar, para toda a turma), dentre outros. Esta reunião está sendo organizada e será realizada em breve.

Antes da reunião com os professores ocorrer, a Maria Helena preparou um material baseado em um MANUAL PARA PROFESSORES (o qual está publicado no site da www.astocst.com.br e no Blog da Daniela Torres www.nossasvidascomtourette.blogspot.com.br) para que os professores possam estudá-lo e discutirem em cima deste material em sua reunião.

Agradeço muito, à ASTOC ST e à querida Daniela Torres, pelo material, todas as informações e apoio.

Vamos em frente!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

REIKI - EFEITO SURPREENDENTE

A ST (Síndrome de Tourette) é intermitente, se apresenta em altos e baixos, dependendo dos níveis de ansiedade, espectativas, descanso, ten...