Tiques vocais e motores na hora das refeições

Começaram com maior intensidade na semana passada: os tiques (vocais e motores com a cabeça) de modo intenso durante as refeições, de modo que às vezes meu filho chega a engasgar e isso me dá um medo danado.

Hoje no café da manhã, pedi a ele que tente controlar quando estiver com comida na boca para não engasgar porque pode ser perigoso e ele me disse que pode tentar, porém quando ele controla sempre vem um tique mais forte em seguida. 
Eu disse a ele que não tem problema nenhum que venha mais forte depois, mas que o importante é evitarmos o engasgo. Ele entendeu. 

Porém, como será que ele vai se sentir controlando o tique? 
Será que vai ser muito ruim para ele? 


Ao mesmo tempo que não quero que ele engasgue, também não quero que ele se sinta reprimido.

Conversando com a psicóloga dele, ela esclareceu que para ele é muito desgastante comer e ao mesmo tempo ter de controlar os tiques e ao mesmo tempo cuidar para que nada caia, tudo ao mesmo tempo e me fez pensar no seguinte: a natureza do corpo humano, muitas vezes faz com que o corpo crie mecanismos naturais de defesa - neste caso, os engasgos - devo confiar nesse mecanismo automático e deixar a natureza agir e se eu me afligir pela minha própria ansiedade ou pelo medo, devo sair de perto, me tranquilizar e retornar mais calma, para não transferir esta tensão à ele. Simples assim? Espero que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

REIKI - EFEITO SURPREENDENTE

A ST (Síndrome de Tourette) é intermitente, se apresenta em altos e baixos, dependendo dos níveis de ansiedade, espectativas, descanso, ten...